Olá Investidor!

Tempo de leitura: 3 minutos

AS FERRAMENTAS DE COACHING

   O que é o processo de Coaching e porque falamos de ferramentas? Para te explicar de uma maneira bastante objetiva vou fazer algumas analogias primeiro com alguns fatos do dia a dia que costumam acontecer na vida da gente. Então vamos lá!

     Já tentou pregar um prego com uma chave de fenda, ou com o alicate? Acho que a gente já fez isso algumas vezes e sabe muito bem  que o resultado não é nada bom. Para pregar um prego só mesmo um bom martelo, não é verdade? O fato é que, cada situação exige uma ferramenta certa como uma chave de fenda para apertar um parafuso de fenda, bem entendido. Mas ter uma ferramenta não significa que você vai realizar um trabalho correto, perfeito, se você não souber usá-la. Alias, existem ferramentas maiores como tratores e empilhadeiras que exigem uma formação para saber operar e realizar então um bom trabalho. Em conclusão, as ferramentas são importantes e o uso delas são adequadas às situações específicas e são necessárias, não sendo optativo se você quiser executar a tarefa corretamente. Da mesma maneira o Coaching é um processo que usa ferramentas específicas para que as pessoas (que chamamos de Coachee) que optaram pelo processo tenham o resultado esperado.

    O processo de Coaching se inicia com uma análise de onde você se encontra, seja em termos pessoais, financeiros, profissionais, familiar, etc…  A partir dos resultados esperados conhecidos nessa primeira sessão, uma estratégia é feita a partir deste ponto inicial e um Plano de Ação é elaborado para atingir a meta final. O Processo de Coaching baseia-se em FOCO, PLANEJAMENTO, AÇÃO, MELHORIA CONTÍNUA E RESULTADOS. Algumas Ferramentas são de Auto Conhecimento, outras de Planejamento, Ação, Melhoria Contínua, outras de transição entre essas fases. No final, o Coachee terá um Relatório Final onde constará todo o Processo desde o início e com isso qualquer pessoa sai desse processo muito melhor do que entrou, sabendo o que fazer para conseguir as coisas que quer na VIDA.

   Num empreendimento como um Posto de Combustíveis as ferramentas de coaching  podem fazer muita diferença no desempenho, eficiência e principalmente na criação de uma nova visão de gerenciamento apostando nas capacidades individuais de cada Ser Humano que faz parte do teu negócio. Esta é  palavra mágica Ser Humano. Entender o conjunto de valores e crenças que fazem de cada indivíduo um ser único, cujo  potencial pode e deve ser explorado para atingir o seu máximo, é o que faz o processo de coaching. O Coaching não dá resposta para você mas te ensina a procurar a pergunta certa e a resposta para ela. Por isso, ele gera resultados porque nada do que você fará para atingir teus objetivos estará fora de sintonia com aquilo que você tem de melhor. Quando você dá seu melhor o Universo conspira para que você tenha o melhor!

Na minha visão e experiência com Postos de Combustíveis pude notar o quanto o processo de Coaching poderia ter ajudados pessoas que estavam interessadas em comprar um Posto e que por falta de informações técnicas e também objetivos claros e definidos segundo os seus valores, não obtiverem, infelizmente, bons resultados e alguns acabaram perdendo o investimento.

Para aqueles que possuem um Posto de Combustível como já falei no início o processo de coaching é uma alternativa de progresso no teu negócio, que sinceramente, não pode ser negligenciado. Vale muito à pena apostar no conhecimento e principalmente no conhecimento das pessoas.

Então vamos lá!  Bem Vindo ao Mundo do Coaching e Sucesso para Você!!